3 de outubro de 2011

Escritores da Liberdade


A obra retrata a história de uma professora iniciante, Erin, que movida por seus princípios decide lutar por mudanças, as quais em sua concepção iniciam em salas de aula.
Erin se demonstra feliz por ser contratada e poder trabalhar seus ideais, porém seu primeiro contado com sua turma mostra que ela terá algumas barreiras a ultrapassar. A turma, desvalorizada pela escola, é formada por diferentes gangues, o que gera desavenças e constantes brigas.
A professora se demonstra persistente e não desiste de seu objetivo, ela tenta se aproximar dos alunos e de suas vidas elaborando um diário para cada um, onde eles pudessem escrever o que quisessem. Aos poucos Erin começa a leitura dos diários e passa a conhecer os gostos, os medos, as virtudes de seus alunos, e a partir disso, ela começa a trabalhar a transformação da turma. Mas além das dificuldades com os alunos Erin encontra barreiras com os professores e a direção do colégio, que não a apóiam por considerarem a turma caso perdido, por conta disso a professora parte então em busca de outros empregos, para poder obter recursos para trabalhar com os alunos.
Mesmo diante de tantas dificuldades, o esforço da professora surge efeito, a turma passa a ser unida, descobre suas capacidades, faz significativos progressos e juntos, começam a se descobrir e a conhecer outras realidades. 
A essência do filme nos leva a refletir sobre a valorização da educação e do compromisso do educador, aquele olha para os seus alunos vendo suas necessidades, dificuldades, medos e virtudes, procurando seu desenvolvimento num aspecto amplo e não só na aquisição dos conteúdos programados. Nesse sentido o filme é um aprendizado sobre determinação e o papel da educação como mecanismo de transformação individual e social.

Informações técnicas:
Título: Escritores da Liberdade/Freedom Writrs.
Gênero: Drama
Direção: Richard LaGravenese
Ano de lançamento: 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário