Aqui é apresentado alguns dos principais conceitos tratados por Freire e sua visão sobre cada um.
Conceito | O que diz Paulo Freire | Pág. |
Reflexão | Uma prática docente crítica envolve um movimento dialético entre o fazer e pensar. É a partir da reflexão crítica da prática atual que posso melhorar a próxima prática. | 43 |
Relação Teoria/Prática | A minha prática deve ser o exemplo concreto da minha teoria e minha teoria um objetivo para minha prática. Do contrário a teoria será somente palavras e a prática somente ativismo. | 24/53 |
Ensinar não é transferir conhecimento | Ensinar é criar as possibilidades para a sua construção. Como docente devo estar aberto ás curiosidades, indagações, a pesquisa, saber que quem ensina aprende e vice-versa. | 25/52 |
Não há docência sem discência | A relação entre o aluno e o professor, numa troca mútua de conhecimento. Não há um ato de ensinar sem aprendizagem e vice versa. | 25 |
Curiosidade ingênua e curiosidade epistemológica | Curiosidade ingênua é caracterizada pelo senso comum, já a curiosidade epistemológica é caracterizada por um saber científico, rigoroso, crítico. O papel do educador nesse aspecto é fazer o aluno superar a sua ingenuidade alcançando a curiosidade epistemológica. | 32/96 |
Ensino bancário | Diz respeito ao ensino que está baseado na transmissão do conteúdo, do ensino autoritário, que nega a criatividade do aluno e sua atuação crítica. | 27 |
Ética e estética | A ética que respeita os outros, de viver e aprender com o diferente, de respeito ao educando, da ética que nega os interesses do lucro, que nega a discriminação, da estética que visa à beleza de fazer a sua prática de forma consciente. | 17 |
Consciência da Inconclusão | A inconclusão do ser é própria de sua experiência vital. Meu posicionamento no mundo não é determinado, nem concluso, pelo contrário, estar sendo é minha condição humana e a consciência de ser inacabado me coloca num permanente movimento de busca. | 61/64 |
Importância da dialogicidade | A relação de diálogo entre educador e educando não deve se dar de modo autoritário, mas no falar e escutar. Um diálogo que não pode ser negado, mas que deve se fazer presente, o tempo todo, no processo de ensino. | 127 |
Educação Problematizadora | Estabelecer uma relação entre os conteúdos curriculares e a experiência social dos alunos, em olhar para a realidade e problematizá-la, encontrar as razões de seus problemas juntamente com os conhecimentos escolares. | 33 |
Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprender ensina ao aprender | Foi primeiro aprendendo que descobrimos que era possível ensinar. Dessa forma quem aprende ensina, mas também quem ensina se reforma constantemente no seu processo de ensinar. | 26 |
O discurso da globalização | Um discurso ideológico que reforça o poder da classe poderosa e desumaniza a classe pobre, um discurso que causa desigualdade, conformismo, que cria padrões de maneiras de ser. | 144/129 |
Educador Democrático | Que tenha como base o diálogo com o seu aluno, que se apresente como um ser curioso, indagador, que tenha uma prática crítica. Um educador que respeite que possa reforçar a capacidade crítica e a autonomia do seu aluno. | 71/28 |
Autonomia | Permitir que o aluno crie sua autonomia, a partir das possibilidades de escolhas, de sua experiência. É entender que autonomia não é algo imposto ou dado, mas construído. | 119/120/121 |
Tarefa pedagógica doa pais | Se constitui na visão de auxiliar os filhos nas suas tomadas de decisões. Um assessor que não impõe a sua vontade sobre os filhos, mas o ajuda nas suas próprias decisões. | 120 |
Autoridade democrática | É deixar claro que o fundamental no aprendizado do conteúdo é a construção da responsabilidade da liberdade. É existir um equilíbrio entre autoridade e liberdade, sem que autoridade vire autoritarismo e liberdade vire licenciosidade. | 99/100/105 |
Momentos do ciclo gnosiológico | Dois momentos: o que se ensina e se aprende o conhecimento já existente e o que se trabalha a produção do conhecimento ainda não existente. | 31 |
Condições para a realização da tarefa docente | Condições favoráveis, higiênicas, espaciais, estéticas, sem as quais se move menos eficazmente no espaço pedagógico. | 73 |
Características de uma aula dinâmica | O bom professor é o que consegue trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento. Sua aula é assim um desafio, seus alunos cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento. | 96 |
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