7 de novembro de 2011

Pedagogia da Autonomia

Nesse livro, Paulo Freire aborda alguns saberes necessários à prática educativa ao lado da reflexão dessa prática em favor da autonomia dos educandos.
Aqui é apresentado alguns dos principais conceitos tratados por Freire e sua visão sobre cada um.


Conceito
O que diz Paulo Freire
Pág.

Reflexão
Uma prática docente crítica envolve um movimento dialético entre o fazer e pensar. É a partir da reflexão crítica da prática atual que posso melhorar a próxima prática.
43

Relação Teoria/Prática
A minha prática deve ser o exemplo concreto da minha teoria e minha teoria um objetivo para minha prática. Do contrário a teoria será somente palavras e a prática somente ativismo.
24/53
Ensinar não é transferir conhecimento
Ensinar é criar as possibilidades para a sua construção. Como docente devo estar aberto ás curiosidades, indagações, a pesquisa, saber que quem ensina aprende e vice-versa.
25/52
Não há docência sem discência
A relação entre o aluno e o professor, numa troca mútua de conhecimento. Não há um ato de ensinar sem aprendizagem e vice versa.
25

Curiosidade ingênua e curiosidade epistemológica
Curiosidade ingênua é caracterizada pelo senso comum, já a curiosidade epistemológica é caracterizada por um saber científico, rigoroso, crítico. O papel do educador nesse aspecto é fazer o aluno superar a sua ingenuidade alcançando a curiosidade epistemológica.
32/96

Ensino bancário
Diz respeito ao ensino que está baseado na transmissão do conteúdo, do ensino autoritário, que nega a criatividade do aluno e sua atuação crítica.
27

Ética e estética
A ética que respeita os outros, de viver e aprender com o diferente, de respeito ao educando, da ética que nega os interesses do lucro, que nega a discriminação, da estética que visa à beleza de fazer a sua prática de forma consciente.
17

Consciência da Inconclusão
A inconclusão do ser é própria de sua experiência vital. Meu posicionamento no mundo não é determinado, nem concluso, pelo contrário, estar sendo é minha condição humana e a consciência de ser inacabado me coloca num permanente movimento de busca.
61/64

Importância da dialogicidade
A relação de diálogo entre educador e educando não deve se dar de modo autoritário, mas no falar e escutar. Um diálogo que não pode ser negado, mas que deve se fazer presente, o tempo todo, no processo de ensino.
127

Educação Problematizadora
Estabelecer uma relação entre os conteúdos curriculares e a experiência social dos alunos, em olhar para a realidade e problematizá-la, encontrar as razões de seus problemas juntamente com os conhecimentos escolares.
33
Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprender ensina ao aprender
Foi primeiro aprendendo que descobrimos que era possível ensinar. Dessa forma quem aprende ensina, mas também quem ensina se reforma constantemente no seu processo de ensinar.
26




O discurso da globalização
Um discurso ideológico que reforça o poder da classe poderosa e desumaniza a classe pobre, um discurso que causa desigualdade, conformismo, que cria padrões de maneiras de ser.
144/129

Educador Democrático
Que tenha como base o diálogo com o seu aluno, que se apresente como um ser curioso, indagador, que tenha uma prática crítica. Um educador que respeite que possa reforçar a capacidade crítica e a autonomia do seu aluno.
71/28

Autonomia
Permitir que o aluno crie sua autonomia, a partir das possibilidades de escolhas, de sua experiência. É entender que autonomia não é algo imposto ou dado, mas construído. 
119/120/121

Tarefa pedagógica doa pais
Se constitui na visão de auxiliar os filhos nas suas tomadas de decisões. Um assessor que não impõe a sua vontade sobre os filhos, mas o ajuda nas suas próprias decisões.
120

Autoridade democrática
É deixar claro que o fundamental no aprendizado do conteúdo é a construção da responsabilidade da liberdade. É existir um equilíbrio entre autoridade e liberdade, sem que autoridade vire autoritarismo e liberdade vire licenciosidade.
99/100/105
Momentos do ciclo gnosiológico
Dois momentos: o que se ensina e se aprende o conhecimento já existente e o que se trabalha a produção do conhecimento ainda não existente.
31
Condições para a realização da tarefa docente
Condições favoráveis, higiênicas, espaciais, estéticas, sem as quais se move menos eficazmente no espaço pedagógico.
73

Características de uma aula dinâmica
O bom professor é o que consegue trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento. Sua aula é assim um desafio, seus alunos cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento.
96

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